5 tipos de pesquisa de mercado essenciais que você pode fazer sozinho
Realizar uma boa pesquisa de mercado é uma etapa fundamental para qualquer empreendedor que deseja tomar decisões estratégicas e reduzir incertezas. Embora muitas vezes sejam associadas a grandes investimentos, existem pesquisas que podem ser feitas de forma simples e eficiente por conta própria. Neste artigo, a Insider te mostra alguns tipos de pesquisa de mercado que você mesmo pode conduzir para entender melhor seu público, a concorrência e o mercado em geral. Leia a seguir!
Tipos de pesquisa de mercado: 5 para fazer de forma independente
1- Pesquisa de concorrência
Uma pesquisa de mercado essencial para entender melhor o seu negócio, é a pesquisa de análise da concorrência. Conhecer os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes é essencial para se destacar no mercado. Esse é um dos tipos de pesquisa de mercado que podem ser feitos observando a presença online e offline de outras empresas do mesmo segmento. Analise sites, redes sociais, avaliações de clientes e a forma como os produtos ou serviços são apresentados.
2- Pesquisa de satisfação do cliente
A pesquisa de satisfação do cliente é uma maneira poderosa de identificar áreas de melhoria e oportunidades de fidelização. Utilize ferramentas simples, como formulários do Google Forms ou pesquisas em redes sociais, para perguntar sobre experiências, preferências e sugestões. Priorize questionários curtos e objetivos, eles costumam ter maior taxa de resposta.
3- Pesquisa de tendências
Uma pesquisa de mercado importante para manter o seu negócio relevante, é a pesquisa de tendências. No mundo do empreendedorismo é essencial se manter atualizado acerca das novidades e das mudanças do mercado. Utilize ferramentas como Google Trends, acompanhe notícias especializadas e participe de grupos ou fóruns do segmento para captar novos insights. Essa é uma prática simples e que pode fazer toda a diferença no planejamento do seu negócio.
4- Pesquisa de posicionamento de produto
Antes de lançar um novo produto ou serviço, é importante fazer uma análise por um dos tipos de pesquisa de mercado. Isso pode ser feito por meio de enquetes ou presskits enviados para pessoas selecionadas. Teste diferentes nomes, embalagens ou valores e colete opiniões sobre o que é mais atrativo para os seus clientes.
5- Pesquisa de comportamento do consumidor
Para entender as atitudes e comportamentos do seu público-alvo, observe e registre como eles interagem com seu produto, serviço ou conteúdo. Métricas de plataformas como Google Analytics e relatórios de redes sociais ajudam a identificar padrões de consumo, como horários de maior engajamento, tipos de conteúdo mais acessados e perfil demográfico dos seguidores.
Conte com ajuda profissional!
Embora essas pesquisas possam ser feitas de forma independente, nada melhor do que contar com uma empresa especializada como a Insider.
Ter o suporte de especialistas é essencial para obter resultados ainda mais detalhados e confiáveis. A Insider realiza pesquisas personalizadas e análises profundas dos resultados. Assim, por meio dos dados levantados, você terá a possibilidade de fortalecer sua marca e melhorar o alcance ao público.
Pesquisa de mercado é com a Insider!
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