Como é a rotina de trabalho de um agente de pesquisas?

entenda o dia a dia da rotina de trabalho de um agente de pesquisas

Faz parte da a rotina de trabalho de um agente de pesquisas visitar residências e estabelecimentos localizados em áreas urbanas ou rurais. Também cabe a ele entrevistar a população com questionários eletrônicos e impressos, coletando informações, preenchendo formulários e acessando aplicativos com bancos de dados. Esse é profissional responsável por registrar dados e fazer levantamentos estatísticos voltados para empresas de pesquisa ou para órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo que pareça um tanto pesado o fluxo de atividades de um agente de pesquisas, a atuação dele é fundamental para que conheçamos hábitos e tendências da população de um local específico. Para saber mais sobre a rotina de trabalho de um agente de pesquisas, fique atento às informações que nós, da Insider, selecionamos para você!

Como atua um agente de pesquisas?

A rotina de trabalho de um agente de pesquisas envolve dedicação tanto na hora de recolher os dados em campo, quanto no momento de encaminhá-los para a análise nos órgãos de pesquisa. Basicamente, o agente trabalha visitando domicílios e estabelecimentos para coletar informações por meio de questionários. Dessa forma, o agente de pesquisa se torna um gerador de dados estatísticos, convertendo-os aos meios digitais para serem armazenados em bancos de dados e utilizados em futuros estudos.

Como se tornar um bom agente de pesquisas?

Para ser um bom agente de pesquisas, o candidato precisa, acima de tudo, ter boa habilidade comunicativa, olhar clínico aguçado e avançada capacidade de interpretação dos recursos estatísticos. Isso porque ele deve transformar os dados em informações.

Veja, a seguir, as principais competências que um agente de pesquisa deve ter:

  • saber articular as informações adquiridas nas entrevistas;
  • ser paciente;
  • ter atenção no momento da coleta de dados;
  • ser objetivo;
  • seguir assiduamente o cronograma de atividades.

descubra como é a rotina de trabalho de um agente de pesquisa

Como é o trabalho interno do agente?

Engana-se quem acredita que a rotina de trabalho de um agente de pesquisas está restrita às entrevistas feitas no trabalho em campo. Tais profissionais também atuam dentro dos órgãos de pesquisa, gerando relatórios sobre as questionários, digitalizando documentos, transferindo os dados das entrevistas para os computadores e verificando se os questionários foram corretamente preenchidos.

Como se ingressa nessa profissão?

As formações acadêmicas em Estatística e Ciências Sociais são muito importantes para quem deseja seguir por essa área. A forma de ingresso em institutos de pesquisa pertencentes ao governo federal é, basicamente, oferecida por meio de concursos públicos. Em 2016, por exemplo, o IBGE abriu 7.500 vagas para agentes de pesquisa. A prova de seleção continha 60 questões objetivas divididas em três disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia e Raciocínio Lógico.

Quais são as perspectivas para a profissão?

Embora o tempo de trabalho de um agente de pesquisas seja de um ano, ele pode ser aumentado. Dependendo do interesse do empregador, o tempo de serviço do agente pode durar até três anos.
Em relação à faixa salarial, ela corresponde, em média, a mil reais mensais mais auxílios com alimentação e transporte.

Assim como em quaisquer profissões, a rotina de trabalho de um agente de pesquisas envolve esforço e dedicação. Além da grande contribuição desses profissionais com a coleta de dados, não podemos esquecer da importância das empresas de pesquisa no processamento das informações obtidas em campo. Nesse quesito, a Insider Inteligência de Mercado se destaca por oferecer pesquisas totalmente alinhadas com o trabalho dos agentes. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa atuação!

 

Veja também:
inteligência competitiva
instituto de pesquisa de mercado

 

Posts Relacionados