Como melhorar a comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma ferramenta de planejamento, utilizada por empresas de todos os portes e segmentos, que tem por objetivo melhorar a imagem da empresa, aumentar a sua credibilidade e, consequentemente, os seus lucros. Essa estratégia compreende diversos segmentos, tanto dentro da própria empresa quanto externamente, como: assessoria de imprensa, relações públicas, comunicação interna e organização de eventos. Quando a comunicação empresarial é feita de maneira correta, os resultados alcançados são bastante significativos e envolvem desde maior empenho dos funcionários até um aumento expressivo nas vendas.

Neste artigo, a Insider te dá dicas de como melhorar a comunicação empresarial do seu negócio, a fim de levar melhoria aos setores internos da corporação e à imagem da sua empresa perante o seu público-alvo.

Importância de uma comunicação empresarial eficiente

comunicação empresarial eficiente

Antes das dicas, é necessário que todo gestor saiba o quanto a comunicação empresarial, feita de maneira eficiente, é importante para a consolidação da imagem de um negócio, tanto para os próprios funcionários da empresa, quanto para os clientes fiéis e possíveis novos clientes. Listamos, a seguir, algumas vantagens de se trabalhar a comunicação empresarial do seu negócio:

– evita rumores e circulação de falsas informações, já que qualquer grande decisão é repassada diretamente pela gestão da empresa;
– aumento do sentimento de pertencimento do funcionário, que passa a se sentir, efetivamente, como parte da empresa, uma vez que tem acesso às informações relevantes e decisões;
– abre espaço para esclarecimento de dúvidas e para as sugestões de melhorias;
– melhora a imagem da empresa, que passa a ser vista como uma instituição transparente e comunicativa;
– aumento na produtividade, já que os funcionários se mantêm informados e motivados;
– melhora do clima organizacional, afinal, funcionários que confiam na empresa em que trabalham se sentem melhores no ambiente de trabalho;
– estreitamento da relação com o consumidor, por meio da divulgação de informações sobre a própria empresa e seu funcionamento.

Comunicação empresarial X Comunicação Organizacional

Também é importante saber a diferença entre esses dois conceitos. Comunicação empresarial envolve estratégias que, de alguma forma, serão revertidas em forma de lucros e benefícios para a empresa. Esses benefícios não precisam ser, necessariamente, financeiros. Podem ser reconhecimentos do trabalho da empresa, maior aceitação do público e fidelização do cliente.

Já a comunicação organizacional possui um conceito mais amplo, com estratégias e ações que não beneficiam somente a empresa, mas também um grupo de pessoas, uma causa ou instituições internas a ela. Essa estratégia de comunicação pode, inclusive, ser implementada em organizações sem fins lucrativos. Portanto, ter bem claro a diferença entre esses dois conceitos ajuda a montar uma estratégia mais eficiente e aplicável ao seu negócio e aos retornos que você deseja.

5 dicas para melhorar a comunicação empresarial

Sabendo das vantagens que a comunicação empresarial para o seu negócio e o que a diferencia da comunicação organizacional, o próximo passo é montar uma estratégia eficiente para a sua empresa. Para te ajudar, separamos cinco dicas, que você confere a seguir.

1- Comece pela comunicação interna

A melhor maneira de melhorar a imagem de uma empresa é por meio de funcionários satisfeitos e que fazem propaganda dela. De acordo com um estudo da Universidade de Warwick, do Reino Unido, funcionários felizes produzem 12% a mais do que os insatisfeitos. Sendo assim, melhorar a comunicação interna da empresa, levando aos funcionários informações relevantes e privilegiadas, independentemente do cargo que eles ocupam, fará com que eles se sintam importantes e reconhecidos. Isso impactará diretamente no aumento da produtividade da sua empresa e, principalmente, na melhoria da imagem dela perante os funcionário e, consequentemente, os consumidores.

2- Tenha agilidade no repasse das informações

As notícias correm rápido, já diz o ditado popular. Para uma comunicação empresarial eficiente, saia na frente dos rumores e seja rápido na hora de divulgar as informações, tanto para os funcionários, quanto para o público externo. Principalmente quando se trata de decisões que levam tempo para serem tomadas, como mudança de gestão, por exemplo. Lembre-se sempre que saber as notícias pelas fontes oficiais é muito melhor e que, divulgando os acontecimentos rapidamente, rumores e notícias falsas e tendenciosas são evitados.

3- Aja sempre com sinceridade e transparência

Por muito tempo, acreditou-se a comunicação empresarial, seja no âmbito interno ou de assessoria de imprensa, fosse uma maneira de “limpar a barra” da empresa, divulgando notícias boas e abafando ou desmentindo tudo o que pudesse manchar a sua imagem. Mas, essa estratégia é extremamente equivocada. O papel da comunicação empresarial é garantir a consolidação da imagem da empresa interna e externamente e, ainda que haja problemas e alguma coisa não saia como o planejado, é papel da equipe de comunicação buscar meios para que a empresa se mantenha no mercado, deixando sempre todas as questões claras e sem invenções ou mentiras. Se manter fiel à verdade, ainda que a situação não seja a mais favorável, fará com que a sua empresa seja vista com bons olhos perante os consumidores.

4- Utilize a tecnologia a seu favor

É claro que uma comunicação eficiente precisa estar aliada à tecnologia para que dê realmente certo. E-mail marketing, redes sociais, sistemas de comunicação integrados e demais recursos tecnológicos são uma maneira de se aproximar do seu público e de seus funcionários. Essa é uma maneira também de fazer com que as informações cheguem rápido a todos. Assim, usar a tecnologia, com moderação, é uma ótima maneira de criar estratégias eficientes para a comunicação empresarial da sua empresa e estabelecer interação, consolidando o seu nome no mercado e atraindo cada vez mais o público.

5- Conheça a fundo o seu público

A melhor maneira de atingir o público com estratégias de comunicação empresarial eficientes é conhecendo os seus gostos e preferências. Se o seu público não tem o hábito de checar o e-mail, não faz sentido apostar em newsletter e e-mail marketing, não é mesmo? Sendo assim, busque o maior número de informações possíveis sobre os hábitos do consumidor que você quer atingir, bem como qualquer informação que contribua para a construção de estratégias de comunicação sólidas e que realmente façam efeito.
Uma boa maneira de conseguir essas informações é com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado. Esse tipo de pesquisa irá contribuir para conhecer o mercado no qual a sua empresa está inserida, bem como irá auxiliar na construção de estratégias eficientes.

A Insider trabalha há mais de vinte anos com o objetivo de ajudar empresas a conhecerem seu público. Com a inteligência de mercado, é possível saber exatamente o que irá agradar o seu público e fazer com que a sua empresa tenha o nome respeitado e consolidado em sua área de atuação. Conheça o que a Insider pode fazer por você! Entre em contato conosco e deixe que a gente te ajude no crescimento da sua empresa!

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