5 erros na hora de abrir um negócio

Contar com um plano de negócios bem estruturado pode ser a chave para concretizar o sonho de abrir uma empresa. Com estratégias bem montadas, torna-se mais fácil seguir com cada etapa e não deixar nenhum detalhe esquecido, desde os primeiros projetos até a abertura do empreendimento. Mas, além de contar com este recurso, é importante estar atento aos erros na hora de abrir um negócio. Pensando nisso, nós, da Insider, destacamos pontos que precisam ser evitados no momento em que o empreendimento for aberto. Confira!

5 falhas cometidas na hora de abrir um negócio

erros ao abrir um negócio

1. Misturar os gastos da empresa com os pessoais

Essa é uma falha bastante comum em empreendimentos familiares. Por trabalharem de forma orgânica, acabam misturando o capital da empresa com os gastos familiares. Uma empresa aberta em casa precisa contabilizar gastos com telefone e energia elétrica que serão utilizados na execução das atividades.

Além disso, a falha também ocorre quando os empreendedores pegam recursos da empresa (alimentos, materiais de escritório, entre outros) para uso pessoal.

2. Considerar apenas o dinheiro

Com a crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos, muitas pessoas decidiram abrir um negócio próprio como alternativa para a salvação financeira. Ocorre que nem todo mundo consegue administrar corretamente o próprio empreendimento. Para abrir um negócio, o ideal é que você siga seus sonhos profissionais e trabalhe em uma área que lhe dê prazer.

3. Abrir um negócio com capital insuficiente

Por mais que pareça incomum, há muitas pessoas que se arriscam em abrir um negócio com capital insuficiente. O que é um grande erro. Geralmente, esses empreendedores acabam se envolvendo com empréstimos e financiamentos.

Para evitar que o seu empreendimento entre em dívidas já na fase de iniciação, é importante que você tenha um plano de negócios detalhado e que permita o resgate do dinheiro, caso parte do capital não tenha retornado dentro de, aproximadamente, três meses.

4. Desconhecer a concorrência

Abrir um negócio sem conhecer a concorrência é o mesmo que caminhar no escuro. Por falta de experiência empresarial, há quem se lance no mercado sem conhecer a fundo a concorrência e seus métodos de atingir o público. Não identificar concorrentes diretos e indiretos faz com que o empreendimento não defina o seu posicionamento no mercado. Dessa forma, torna-se difícil se destacar perante a concorrência e gerar identificação com o público.

5. Esquecer dos impostos

Para muitos empreendedores, essa é uma grande dificuldade para gerenciar seus empreendimentos. Há quem encontre complicações para colocar na planilha as despesas relacionadas ao pagamento de impostos e encargos trabalhistas. Uma forma de evitar surpresas, é estudar quais tributações são cobradas sobre as atividades que vierem a ser desempenhadas pela sua empresa como forma de não se deparar com surpresas futuras.

 

Para não errar na hora de abrir um negócio, conheça a fundo o seu cenário de atuação. Nesse processo, a pesquisa de mercado potencial da Insider Inteligência de Mercado analisa os concorrentes com os quais seu negócio competirá. Além disso, conte com uma pesquisa de hábitos de consumo para estudar o comportamento do seu público. Dessa forma, você poderá desenvolver estratégias de marketing eficientes para o target pretendido. Para saber mais sobre como nossos serviços podem te ajudar a abrir um negócio, entre já em contato conosco!

 

Veja também:
instituto de pesquisa
inteligência competitiva
empresa de pesquisa de mercado
instituto de pesquisa de mercado SP

Posts Relacionados