Categorias: DicasNegócios

Como conhecer o potencial de mercado te ajuda a empreender

Começar um novo negócio envolve diversas preocupações: dinheiro para investir, dificuldades com licenças e, principalmente, as dúvidas se o produto é interessante para o mercado e trará os lucros esperados. Para tirar essa dúvida, é muito importante que o empreendedor conheça o potencial de mercado do seu produto, entenda os gostos e desejos do seu público-alvo e encontre a melhor praça para as suas vendas.

Muitos negócios, ainda que comecem de maneira promissora, tendem a ficar pelo caminho, devido à falta de planejamento e à ausência de conhecimento sobre o potencial de mercado e o público a quem o seu produto se destina.

Nesse artigo, a Insider te ajuda a entender como descobrir o potencial de mercado pode te ajudar a empreender com mais segurança, e te mostra como as pesquisas são importantes para conhecer o seu público-alvo e saber quais ideias devem ser levadas em frente ou não em seu novo negócio. Confira!

Planejamento faz parte de todo novo empreendimento

Alguns negócios podem começar bem, mas não conseguirem uma performance boa com o passar do tempo e acabarem sendo obrigados a encerrar as suas atividades. Nesse ponto, muitos empreendedores se perguntam o que pode ter dado errado e, uma boa resposta para grande parte dos casos é: falta de um bom planejamento estratégico.

Investir o dinheiro em um novo negócio é arriscado, mas, planejar onde requer mais investimentos, quais ideias levar para frente e montar planos B, C, D e quantos mais forem necessários, pode minimizar as chances de que haja prejuízo e, melhor, ajudam a vislumbrar lucros iminentes.

Entender o potencial de mercado, ou seja, as chances de que seu produto seja bem-aceito em um determinado lugar, por um determinado público-alvo, ajuda a encontrar caminhos para começar bem um negócio e crescer no decorrer do tempo. Ajuda também a otimizar os esforços e investir tempo, dinheiro e dedicação às ideias que realmente valem a pena. Buscar entender o potencial de mercado e planejar é levantar informações cruciais para o negócio sobre a economia, os consumidores, a concorrência, os fornecedores e todos os outros fatores que influenciam, direta ou indiretamente, nas chances de um empreendimento deslanchar.

Conhecer o público-alvo é fundamental

Por mais que um produto seja incrível, ele não terá nenhuma chance se não for desenvolvido com base nos gostos e necessidades de um público-alvo. Um produto só é sucesso e gera retornos quando vende. Por isso, conhecer o público a quem ele se destina, entender como ele pensa e tentar suprir as suas necessidades deve ser a meta principal de alguém que deseja empreender.

Esse é outro ponto em que entender o potencial de mercado é fundamental. É necessário conhecer, por exemplo, onde seria a melhor localização para o seu negócio, que deve ser um ponto estratégico para o seu público-alvo; além de dados indispensáveis, como idade, gostos pessoas, gênero, e preferências que sejam específicas do segmento do seu produto.

Uma boa dica é a utilização de personas. Você cria um personagem que seja baseado nas características do seu público-alvo e desenvolve o seu produto pensando nele.

A pesquisa ajuda a entender o potencial de mercado

Pesquisar é indispensável para quem deseja empreender um negócio de sucesso. Por meio de pesquisas de mercado, você conhece o seu público-alvo, mede a satisfação dele com produtos do mesmo segmento que o seu, cria grupos focais, baseados em suas personas, para experimentar o produto antes da comercialização e propor pontos de melhoria, enfim, consegue as diretrizes para não começar o seu negócio no escuro.

Além disso, avalia possíveis concorrentes e tem uma base para pensar em meios de se destacar deles.

Para que a pesquisa tenha os resultados que você precisa, de maneira clara e transparente, o ideal é contar com um instituto de pesquisa que seja capacitado e ofereça todo o suporte do qual você precisa para encontrar as bases para empreender com segurança.

Há mais de 17 anos a Insider atua como uma empresa de pesquisa de mercado, ajudando empresas a encontrarem o seu nicho e conhecerem o seu consumidor, a fim de alcançarem cada vez mais lucros.

Se você deseja conhecer o potencial de mercado do seu produto, para ter uma maior segurança na hora de empreender, conte conosco! Conheça os nossos serviços e deixe que a Insider te ajuda em seu novo negócio!

Links úteis:
inteligência de mercado
inteligência competitiva
instituto de pesquisa de mercado

Comparti-lhe

Artigos recentes

Descubra qual é a importância do feedback de serviços prestados!

Sabe porque é importante fazer a pesquisa de satisfação e obter o feedback de serviços…

% dias atrás

Dicas da Insider: descubra como vender mais no Dia das Mães!

Quer saber como vender mais no Dia das Mães e melhorar o rendimento do seu…

% dias atrás

Veja como saber as tendências de consumo emergentes no mercado carioca

Quer entender melhor as tendências de consumo emergentes no mercado carioca? Veja o panorama e…

% dias atrás

Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente para o Dia do Consumidor?

Sabe como fazer uma pesquisa de mercado eficiente para o Dia do Consumidor? No blog,…

% dias atrás

Geração Z: o que você precisa saber sobre seus hábitos de consumo

Sabe como impressionar a geração Z? Descubra como conquistar esse público que vem dominando a…

% dias atrás

Image Brand: como o Teste de marca ajuda com as vendas de Natal 2023?

Quer garantir boas vendas de Natal neste ano? No artigo, a Insider apresenta o Teste…

% dias atrás