Os clientes são a base de qualquer negócio. São eles que impulsionam de forma efetiva a empresa pelo caminho que ela deseja seguir. Em contrapartida, se você errar com seus clientes, isso pode significar o fracasso de seu negócio. É preciso ter inteligência de mercado e inteligência competitiva para que eles escolham a sua empresa, e não seu concorrente. Por essa razão, a gestão de clientes se mostra algo extremamente necessário, devido ao fato de que são os clientes que dão o retorno sobre seu serviço. Ainda assim, não são todas as empresas que sabem a melhor forma de fazer isso.
Em função disso, a Insider, instituto de pesquisa de mercado sp, separou algumas dicas para que você possa evitar erros corriqueiros na gestão de clientes.
Acima de tudo, conheça seu cliente. Você pode saber tudo sobre negócios e ter tudo para levar sua empresa ao sucesso, mas se não conhecer seu cliente e souber as necessidades dele, nada disso será, de fato, útil. Contar com uma empresa de pesquisa é essencial neste ponto.
Um dos grandes erros na gestão de clientes é pensar somente nos interesses da empresa. Ao fazer isso, você acaba por ignorar as necessidades do seu público e não leva a satisfação esperada a ele. Por isso, pense no que eles desejam também.
O fato de que uma pessoa comprou seu produto, não significa a certeza de que ela voltará para adquirir outros. Por isso, mantenha uma relação com seu cliente mesmo depois da compra. Isso será útil para que você tenha um feedback sobre aquela compra e passará a imagem de que sua empresa se importa com o cliente, o que pode fazer com que ele volte a visitar seu negócio.
Se o seu cliente teve algum problema com relação ao seu negócio, não tente escondê-lo ou fingir que não aconteceu. Solucione o que ficou mal resolvido e mostre aos clientes que se importa com eles.
Quer saber se está realizando sua gestão de clientes corretamente? Então, realize uma pesquisa de satisfação de clientes com o melhor instituto de pesquisa! Saiba mais sobre esse tipo de pesquisa clicando aqui.
Já ouviu falar em imagem e posicionamento de marca? A Insider explica como esses dois…
Com instabilidades nacionais e internacionais é importante avaliar o risco político para sua empresa. Entenda…
Sabe como funciona a agenda ESG em empresas? No artigo, a Insider, instituto de pesquisa,…
No artigo, a Insider te mostra como lidar com questões de preconceito e assédio nas…
No mundo dos negócios, ignorar a concorrência é um risco que sua empresa não pode…
Veja como as metodologias ágeis aplicadas aceleram a pesquisa de mercado. Leia mais sobre nesse…