Saiba tudo sobre analise de concorrentes
No mundo dos negócios, ignorar a concorrência é um risco que sua empresa não pode correr. O cenário competitivo atual exige que organizações de todos os portes conheçam profundamente seus concorrentes. Afinal, é extremamente importante ter conhecimento sobre as empresas que possuem características semelhantes à sua. Dessa forma, entender quem são, como atuam e quais estratégias utilizam pode ser o diferencial para o sucesso do seu negócio no longo prazo. Neste artigo, a Insider te mostra 4 dicas fundamentais para fazer uma análise de concorrentes eficiente. Veja a seguir!
O primeiro passo da análise de concorrentes é identificar quem são as empresas que disputam o mesmo público que o seu negócio. Com isso, é importante considerar:
Uma pesquisa de mercado pode ajudar nesse mapeamento, fornecendo dados estratégicos sobre quem realmente compete com você. Em geral, esse tipo de serviço é feito por empresas de pesquisa, como a Insider.
A partir da pesquisa de mercado, será possível avaliar a atuação dos concorrentes no mercado-alvo. Esse passo é fundamental para identificar o que eles fazem bem e onde estão suas fraquezas. Então, conforme os itens encontrados nessa etapa da análise de concorrentes, avalie o que você pode aprender, superar ou explorar no seu negócio. Vale destacar que os pontos fortes da concorrência revelam quais ações deles podem ser uma ameaça para o seu negócio. E, em contrapartida, os pontos fracos destacam possíveis oportunidades de expansão da sua marca.
Entender como seus rivais se comunicam e vendem é essencial. Por isso, o próximo passo da análise de concorrentes é estudar suas estratégias. Desse modo, você pode identificar quais habilidades eles possuem para competir no mercado de forma mais assertiva que a sua empresa.
Algumas informações que podem ajudar a refinar suas próprias estratégias e encontrar espaços onde sua marca pode se destacar são:
Por fim, o último passo da análise de concorrentes é identificar quais são as empresas que oferecem riscos secundários à sua marca. Ou seja, é o momento de buscar pelos seus concorrentes indiretos. Empresas emergentes podem se tornar uma ameaça rapidamente, caso você não tenha cuidado. Dessa maneira, é muito importante acompanhar movimentações para se manter à frente. Além dos rivais já estabelecidos, mantenha sua atenção em:
Agora que você já sabe como analisar a sua concorrência direta e indireta, vamos falar sobre alguns erros comuns relacionados a essa tarefa:
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