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Técnica de coleta de dados: como funciona o grupo focal?

técnica de coleta de dados

O grupo focal consiste em uma técnica de coleta de dados que serão utilizados para a análise técnica de uma determinada empresa. Para que o “focus group” seja desempenhado, é preciso haver um mediador, entrevistados e uma pauta a ser seguida. Afinal de contas, o objetivo da reunião é reter dados qualificados e permitir que novas ideias sejam levantadas a partir da interação entre os presentes. Continue a leitura deste artigo para saber como a prática pode ser desenvolvida.

O que é preciso saber sobre a técnica de coleta de dados?

O grupo focal trata-se, basicamente, de uma ferramenta para pesquisa qualitativa. Ou seja, aquela que se propõe à técnica de coleta de dados para um determinado fim. Dessa forma, dispensa análises numéricas e observações estatísticas. É recomendado quando empresas desejam iniciar o novo projeto ou realinhar as normas já aplicadas a um antigo.

Na sequência, veja os pontos que são cruciais para o desenvolvimento de uma boa pesquisa.

Tema

Em primeiro lugar, é preciso destacar que o tema do grupo focal deve ser abrangente. Apesar de ter como foco principal um determinado assunto, não é preciso que fique retido apenas nesse. Isso contribui para que os participantes sintam-se mais à vontade para se posicionarem sobre variados assuntos.

O tema deve seguir roteiro, com tópicos relevantes para o grupo focal, mas a discussão pode tomar outros rumos dependendo das colocações que surgirem.

Entrevistados

À luz da abrangência que é concedida ao tema, cabe a empresa fazer a seleção dos indivíduos que participarão do grupo focal. Estes passarão a ser classificados como entrevistados. O ideal é que possuam bom nível de similaridade no que diz respeito à vivência e pensamento, mas que sejam distintos de opiniões. Afinal de contas, serão estas que irão fomentar o debate.

Nesta medida, é válido ressaltar que a empresa também pode sugerir critérios particulares para a convocação dos entrevistados. Desta maneira, a formação de grupos deverá obedecer a quantidade de integrantes convidados a participar da técnica de coleta de dados. Em geral, ela tem variação equivalente de 3 até 12 grupos. O número de integrantes destes tem a possibilidade de ser alternado entre 6 e 10 pessoas.

Papel do moderador

O moderador desempenha papel de destaque tratando-se a respeito da metodologia da técnica de coleta de dados aplicada ao grupo focal. Ele é a figura responsável por conduzir o debate sem torná-lo tendencioso. Além disso, incentiva os presentes a desenvolverem seus pensamentos e expô-los, elevando o nível da conversa para além do superficial. Assim, o moderador, quando age com imparcialidade, impede que o tema seja desviado e aumenta a assertividade do grupo focal.

Para que o moderador possa manter total atenção ao assunto, pode-se contar com o auxílio dos relatores. Estes, por sua vez, farão as anotações das opiniões mais importantes destacadas durante o debate. Deste modo, ao final da reunião do grupo focal, algumas falas poderão ser recordadas.

Análise de resultados

A análise de resultados é a etapa final do grupo focal. Trata-se de um relatório com as principais avaliações feitas pelo moderador e relatores que participaram da técnica de coleta de dados.

Portanto, nesse documento devem constar todos os destaques captados durante o debate. Isso é, inclusive os comportamentais. Desta maneira, o moderador tem total permissão para anexar a parte audiovisual na análise de resultados, caso considere necessário. Contudo, é fundamental que o moderador e os relatores tenham ampla inteligência de mercado para não levantarem conclusões equivocadas.

Escolha a Insider!

Para que a técnica de coleta de dados traga um retorno positivo para sua empresa, ela precisa ser realizada por profissionais qualificados. Por isso, não deixe de preferir por um instituto de pesquisa especializado no ramo. A Insider, neste sentido, trabalha com a conduta necessária para desempenhar o grupo focal! Não deixe de entrar em contato conosco para que possamos te auxiliar na tomada de decisões e tenha uma inteligência de mercado essencial para seu negócio.

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