Share of Wallet

Share Wallet

Para o Marketing, o termo “Share” é referente à participação. Sendo assim, o conceito de Share of Wallet, mesmo sendo mais recente, trata da participação de um determinado produto no orçamento do consumidor. Esse é um método de pesquisa utilizado para orientar e fazer com que os gestores das empresas compreendam a quantidade de investimento advinda de clientes específicos.

Em outras palavras, Share of Wallet significa o percentual de participação de um produto na carteira do consumidor que está reservada para determinada categoria.

Para ilustrar essa expressão, é interessante pensar na distribuição da renda familiar para um determinado segmento. Por exemplo: se uma família gasta R$ 300,00 em compras de farmácia por mês e R$ 150,00 são destinados a medicamentos, o Share of Wallet dessa determinada categoria (medicamentos) é de 50%.

Aumentar o “Share of Wallet” vale a pena.

A concorrência faz com que seu cliente disperse o orçamento dele, devido às inúmeras opções de escolha. Hoje, o mercado está cada vez mais saturado e a batalha pelo “Share of Wallet” está bem mais acirrada. O fato é que vale a pena entrar nessa briga, pois aumentar esse percentual significa fidelizar seus clientes. Pense como é mais fácil aumentar o gasto do seu cliente com seu produto, do que conquistar novos consumidores.

A pesquisa de “Share of Wallet” é essencial para que o gestor entenda o quanto que o cliente dispende de seu orçamento nos produtos da empresa. Um fator importante é que geralmente sua empresa não está competindo com uma concorrente direta. No exemplo da farmácia isso fica bem claro, já que a categoria medicamentos compete com a categoria de cosméticos, de fraldas, entre outras.

Com a pesquisa “Share of Walllet” da Insider, você conhecerá a parcela que seu mercado ocupa na carteira do consumidor com a nossa equipe altamente técnica e especializada.

 

Outros Serviços