Levantamento de Dados Secundários

Dados Secundários

Dados secundários são, por definição, dados já publicados anteriormente que não foram coletados em prol da pesquisa em questão, mas que estão disponíveis para consultas. Alguns exemplos de fontes confiáveis bastante utilizados neste tipo específico de levantamento são o IBGE e o IPEA. Os levantamentos em fontes secundárias compreendem: levantamentos bibliográficos, documentais, estatísticos e de pesquisas previamente realizadas tanto do meio externo quanto do meio interno da empresa.

Esses dados são essenciais para o início de uma investigação, ou seja, para mapear o cenário em questão e auxiliar nas tomadas de decisão do gestor.

A metodologia de dados secundários

Utilizar a metodologia de levantamento de dados secundários consiste em usar dados pré-existentes que seja condizente ao objeto de estudo em questão.  As informações que forem pertinentes sofrem um processo de tabulação e análise. A partir da interpretação dessas informações, é possível produzir conhecimento a partir de dados dispersos anteriormente. Esse tipo de análise ajuda bastante quando se trata de mostrar o quadro investigado de uma forma mais completa.

Por que a Insider considera este tipo de levantamento produtivo?

Porque consideramos que desprezar dados sobre determinados assuntos que já existem fontes secundárias pode levar pessoas menos experientes a conduzir uma pesquisa de forma errônea. A Insider conta com a experiência de seus pesquisadores para utilizar as informações provenientes de fontes secundárias como uma mina de ideias e explicações possíveis para o objeto de estudo em questão, tendo sempre o cuidado de não torná-las verdades absolutas.

Outros Serviços