Inteligência Competitiva – Insider

Inteligência Competitiva

O que é Inteligência Competitiva?

Inteligência competitiva, ou simplesmente IC, pode ser definida como processo contínuo e rotineiro de monitoramento e análise estratégica dos panoramas e conjunturas econômicas e mercadológicas ao qual seu negócio está inserido.  É um meio proativo de atrair e organizar as informações do seu mercado. Um mapeamento da concorrência, do público-alvo, do mercado em geral, para analisar as tendências e o cenário no qual sua empresa está inserida é essencial para que sua empresa consiga se destacar entre as demais. Essa é uma pesquisa fundamental para ter um bom processo de tomada de decisão em curto ou longo prazo, e a Insider é uma empresa de pesquisa especializada para resolver esse problema.

A inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisado tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão a curto e longo prazo.

As conclusões obtidas através deste processo de inteligência de mercado permitem à empresa saber se ela de fato continua bem, quando comparada aos concorrentes. Dentro de uma era de competitividade baseada em conhecimento e inovação, a inteligência competitiva permite que as empresas possam efetivamente exercer a inovação dentro das firmas, antes que os concorrentes façam algo que a sua instituição poderia ter feito.

Processos do estudo de Inteligência Competitiva

 

instituto de pesquisa

Coletar, aplicar e analisar (legal e eticamente) informações relativas às capacidades, vulnerabilidades e intenções dos concorrentes para montar as melhores estratégias e fazer com que a empresa contratante consiga se inserir tranquilamente no mercado entre os seus concorrentes e, com o tempo, venha a ultrapassá-los. Simultaneamente, ocorre o monitoramento contínuo do ambiente competitivo como um todo.

Objetivos da Inteligência Competitiva

  • Identificar tendências de mercado;
  • Descobrir oportunidades;
  • Desenvolver análises estratégicas;
  • Mensurar suas forças e fraquezas para conseguirmos ir além;
  • Planejar e levantar informações;
  • Ajudar na montagem das estratégias mercadológicas;
  • Mapear riscos;
  • Rever e realinhar estratégias;
  • Aprender com os erros e acertos da concorrência;
  • Tornar o mais previsível possível os movimentos do mercado e da concorrência;
  • Avaliar os tipos de impacto de determinadas estratégias sobre o público-alvo;

A Inteligência Competitiva e o seu negócio

 

instituto de pesquisa

Toda tomada de decisão deve ser minimamente embasada em dados concretos e reais. E a inteligência competitiva permite um mapeamento e análise de tais informações de modo a tornar mais consciente esse processo difícil. Desta forma, para evitar que sua empresa se encontre e permaneça na fronteira competitiva dos avanços de sua área, é necessário estar sempre atualizado dos acontecimentos do mercado. A previsibilidade dos próximos movimentos do mercado e da concorrência pode ser alcançada caso o estudo de inteligência competitiva seja realizado por uma empresa de pesquisa experiente, como é o caso da Insider.

A maior parte das empresas de sucesso se dedicam a aplicar a inteligência competitiva para ampliar a sua competitividade em relação aos concorrentes. E você, tem pensado nisso? Com a Insider você não precisa se preocupar, temos o modelo de inteligência competitiva ideal para o seu negócio.

Outros Serviços