A diferença entre pesquisa qualitativa e quantitativa

qualitativa quantitativa

Muitos administradores e gestores ainda possuem muitas dúvidas sobre a diferença entre as pesquisas qualitativa e quantitativa, realizadas por institutos de pesquisa de mercado, e se perdem ao tentar entender qual seria a melhor para sua empresa. O que diverge entre uma e outra são pontos na abordagem, amostra e, claro, objetivo. Entenda exatamente do que se trata cada método:

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa é baseada em insights, feelings que possam nos guiar pelo caminho correto. Isso é, ela não aborda resultados numericamente, mas sim as respostas, pensamentos e projeções dos indivíduos e isso a caracteriza como um método de pesquisa exploratório.

Há vários meios distintos de se aplicar uma pesquisa qualitativa e fazer dela um bom método de inteligencia de mercado e inteligencia competitiva. Pode ser feita uma entrevista de profundidade pessoalmente, por telefone, questionários por e-mail ou correio, observações de campo etc. São muitas as aplicações. Ela é muito boa para embasar um tema novo para poder quantifica-lo depois e também para aprofundar fatos já conhecidos.

Outros dois pontos importantíssimos na pesquisa qualitativa são o trabalho de um bom profissional e a escolha da amostra. O profissional é necessário para que as informações sejam filtradas da maneira ideal, extraindo tudo o que é de fato relevante e eliminando o bruto. Já no que diz respeito à amostra, ela precisa representar a população do local estudado, isso significa que, mesmo que ela não seja grande, os indivíduos precisam caracterizar as diferenças sociais do contexto social em que se está inserido.

Resumidamente, se o objetivo de sua empresa é saber qual a percepção do cliente sobre ela ou relativa a concorrentes, a pesquisa qualitativa é a mais indicada.

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa, como o próprio nome já diz, quantifica resultados, avalia as opiniões extraídas de forma numérica com perguntas muito objetivas. Um exemplo de pesquisa quantitativa são os questionários em que é pedido aos entrevistados que marquem a satisfação com a compra do produto ou serviço em uma escala de 1 a 5. Dessa forma, elas se mostram mais eficazes para se tomar decisões mais diretas e apontam numericamente a relação cliente-empresa.

Um bom exemplo de pesquisa quantitativa é a pesquisa eleitoral de intenção de voto que, a partir de uma amostra, projeta a intenção de todo a população.

A pesquisa quantitativa é ótima quando já se possui dados qualitativos para embasá-la. Ela se torna mais completa nesse caso, o que mostra que os dois tipos de pesquisa se complementam, e também é uma boa maneira de garantir a inteligência competitiva.

Se quiser ainda mais informações e um serviço de pesquisa em alto nível, procure a Insider

A Insider é um instituto de pesquisa que já possui quase duas décadas de mercado e oferece os melhores serviços de pesquisa de marketing. Somos especialistas em pesquisas qualitativa e quantitativa e podemos guiar sua empresa pelo melhor caminho. Entre em contato e peça já seu orçamento.

Posts Relacionados