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Como funciona uma pesquisa eleitoral

como fazer pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral, ou pesquisa de intenção de voto, realizada por empresa de pesquisa, é um dos artifícios mais eficientes quando queremos avaliar as influências institucionais das campanhas. Ou seja, ela é muito útil para que candidatos e partidos possam direcionar suas campanhas e realizar as melhores coligações.

Ao contrário do que muitos acreditam, a pesquisa eleitoral não é realizada somente em período de eleição. Ela vai muito além do que prega uma inteligência de mercado ou inteligência competitiva. Órgãos políticos e da mídia realizam levantamentos frequentemente sobre a popularidade dos governantes. Quanto maior é a divulgação da pesquisa política pelos veículos midiáticos, maior é a influência dessas informações sobre os votos dos eleitores.

Contudo, você sabe como são feitas as pesquisas eleitorais? Sabe como deve interpretar os resultados para que eles te auxiliem a escolher o melhor candidato? A Insider reuniu algumas dúvidas mais frequentes sobre pesquisa política e irá esclarecê-las.

Dúvidas frequentes sobre pesquisa eleitoral

 

Quais são os tipos de pesquisas?

Existem dois tipos de pesquisas. As quantitativas e as qualitativas. As quantitativas são feitas com uma amostra selecionada da população e permitem o cálculo de percentuais; como o de intenção de voto, que é muito divulgado. As qualitativas não dependem de um grande número de pessoas, mas da diversidade e aprofundamento sobre os assuntos. Ambas as formas são muito utilizadas em pesquisas políticas.

Como são feitas?

As pesquisas quantitativas, em especial, são feitas por uso de grupos de amostragem. Ou seja, são selecionadas algumas pessoas com características semelhantes (sexo, idade, empregados ou não e etc). As amostras simulam um universo maior, que seriam os grupos da população que cada cota de amostragem representa.

Quem é entrevistado?

As entrevistas para pesquisa são feitas nas ruas ou nas residências das pessoas. Aproximadamente, dois mil eleitores são entrevistados em cada pesquisa eleitoral.

O que é margem de erro?

Já que as pesquisas são feitas por meio de grupos de amostragem relativamente pequenos, levando em consideração o número de eleitores, os resultados são dados por números aproximados. Ou seja, os números obtidos por um pequeno grupo são generalizados para toda a população, o que leva à possibilidade de pontos percentuais instáveis, para mais ou para menos. A margem de erro serve para delimitar o intervalo de confiança daquela estimativa. Ela varia de acordo com cada resultado de cada pesquisa.

Como utilizar os dados da pesquisa no meu voto?

Primeiramente, deve-se avaliar a margem de erro e a origem da pesquisa política. A margem de erro não pode ser muito maior que 3% e a reputação do instituto que realiza a pesquisa deve ser positiva. Também pode ser favorável para a decisão do voto a análise do questionário aplicado aos grupos de amostragem de cada pesquisa. Os questionários estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral. A partir daí, é possível analisar a posição do seu candidato, o motivo dele estar nela e se você, de fato, deve efetivar seu voto ou não.

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