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Melhores pesquisas para os 4 Ps do marketing

Conheça as pesquisas relacionadas aos 4 ps do marketing

Um bom trabalho de marketing é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer e se consolidar no mercado. A intenção do marketing é encontrar a melhor maneira de vender algo, seja um produto, serviço ou idéia. O que as pessoas, inclusive muitos profissionais da área, não entendem é que o marketing não se trata apenas de uma estratégia específica, mas de um conjunto de táticas que têm como objetivo final persuadir o consumidor a realizar a compra. Dentre essas táticas a serem observadas, estão os 4Ps do marketing.
Não sabe quais são os 4 Ps do marketing e deseja conhecê-los para melhorar as vendas da sua empresa? A Insider te conta tudo sobre eles e, além disso, te mostra quais pesquisas de mercado realizar para aprimorar a aplicação dos 4 Ps do marketing em seu negócio.

A que se referem os 4 Ps do marketing?

você conhece os 4 ps do marketing?

Também conhecidos como marketing mix, os 4 Ps do marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Cada um destes elementos-chave têm papel fundamental na construção de um marketing eficiente e sólido. A teoria foi criada nos anos 60, pelo professor Jerome McCarthy. No entanto, passou a ser difundida mundialmente por Philip Kotler, considerado um dos maiores especialistas em marketing de todos os tempos.
A construção dos 4 Ps do marketing em uma empresa é relativamente simples, mas deve ser firmemente apoiada em um conhecimento profundo do mercado alvo em que se está atuando. É nesse ponto que a inteligência de mercado se faz tão importante. Conhecer os gostos e preferências de seu público, com a ajuda de um instituto de pesquisa de mercado, pode ser a diferença entre um projeto de marketing de sucesso e uma aplicação mal sucedida dos 4 Ps do marketing.
A seguir, explicaremos melhor sobre cada um dos elementos que compõem os 4 Ps do marketing e mostrar quais pesquisas de mercado são mais adequadas para garantir que esses elementos estão sendo aprimorados da maneira correta.

As pesquisas mais adequadas para cada um dos 4 Ps do marketing

Como você já sabe, os 4 Ps do marketing são Produto, Preço, Praça e Promoção. Agora, além de explicar exatamente ao que cada um desses Ps se refere, vamos mostrar quais pesquisas de inteligência competitiva podem ser mais adequadas para que cada um dos elementos que compõem o marketing mix sejam utilizados da melhor maneira possível.

Produto

Esse elemento está relacionado à oferta da sua empresa para os consumidores, ou seja, o que você vende e suas características. Pode se tratar de um produto, serviço e até mesmo uma ideia. Nesse quesito são considerados tamanho, qualidades físicas, cores, funcionalidades e demais características relacionadas ao que você oferece aos clientes. Também está relacionado ao produto a demanda de mercado, já que um produto que não é desejado, não vende bem. Sendo assim, além de ser aparentemente atraente, o produto deve agregar valor e oferecer benefícios para os consumidores, dos quais eles precisem.
Uma pesquisa que pode contribuir, e muito, para que o produto da sua empresa seja o mais assertivo possível e atinja o maior número de consumidores do mercado, é a Pesquisa Pré-teste de Produto. Essa pesquisa visa avaliar um determinado produto, a fim de obter um feedback que impacte na confecção do resultado final. Essa pesquisa é uma boa maneira de já lançar no mercado um produto que apresenta possibilidades de cair imediatamente no gosto do público.

Preço

O preço é o mais importante elemento dos 4 Ps do marketing e que mais é determinado pelo perfil do consumidor para quem se trabalha. Saber cobrar um preço justo e competitivo pelo produto oferecido é fundamental para que se consiga o sucesso de vendas. Mais do que estar relacionado aos custos da produção, o preço está diretamente ligado à percepção dos consumidores sobre determinado produto. As pessoas estão dispostas a pagar muito mais por um produto que consideram de qualidade e que, de alguma forma, lhe rendam algum status. Por isso, definir o preço de um produto a ser vendido é tão difícil. Para definir o preço de um produto, é preciso considerar que ele deve ser alto o suficiente para gerar lucros, mas sem desestimular a compra.
Para ajudar na hora de definir o preço a ser cobrado pelo produto da sua empresa, uma opção é a pesquisa de Painel de Preço. Essa pesquisa monitora e avalia diversos produtos com relação ao seu preço de venda e preço de compra. Esse estudo permite acompanhar a variação dos preços pagos pelos varejistas com relação ao que se é oferecido para o consumidor final. Dessa forma, é possível saber o preço que os consumidores, normalmente, pagam por produtos do mesmo segmento do seu e, assim, estabelecer um preço justo e competitivo.

Praça

Essa variável dos 4 Ps do marketing está relacionada ao local de distribuição do produto ou pontos de vendas (PDVs), que podem ser tanto lojas físicas quanto online. A praça envolve também logística e distribuição do produto, já que é a maneira de levá-lo ao consumidor final. Portanto, para que o elemento praça esteja bem trabalhado, é fundamental escolher o melhor canal de distribuição e saber instalar os pontos de vendas físicos em locais adequados.
Essas decisões podem ser tomadas de uma melhor maneira a partir de uma pesquisa que ajude a identificar a melhor praça para seu produto. Como os Estudos de Viabilidade, que são empregados no intuito de avaliar possibilidades técnicas, econômicas e financeiras de um projeto ser realizado, além de funcionar como um medidor que calcula as chances de um empreendimento ser bem sucedido ou não em determinado lugar.
Há ainda a pesquisa de Mercado Potencial, utilizada para sondar o mercado no qual o seu produto irá competir e aumentar a assertividade nas escolhas referentes às suas vendas, principalmente os locais mais propícios para que elas sejam realizadas.

Promoção

O último P dos 4 Ps do marketing faz referência às estratégias adotadas para a divulgação do produto. Algumas ferramentas podem ser utilizadas para que as estratégias deem certo, como o marketing digital, ações promocionais de vendas e o marketing direto. O público alvo também é muito importante para pensar em uma promoção eficiente. Afinal, não é necessário investir muito em campanhas no rádio, se o seu público não faz uso desse meio de comunicação. Além disso, é preciso pensar nos melhores momentos para que seu produto seja divulgado, na sazonalidade e, claro, nunca se esquecer de estar sempre de olho nas medidas adotadas pela concorrência.
A Pesquisa de Pré-Teste de Comercial pode ajudar muito na assertividade das promoções do seu produto. O objetivo dessa pesquisa é minimizar os riscos de o comercial não ser bem aceito, visto que uma pequena amostra de público-alvo é previamente selecionada de acordo com as especificações, a fim de analisar possíveis erros no comercial. Dessa forma, a sua promoção será veiculada de maneira a causar o efeito desejado no público, sem espaço para erros.
Há ainda a pesquisa de Avaliação de Eventos, que busca informações sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado em algum evento ou ação promocional de seu produto.

Gostou de saber mais sobre os 4 Ps do marketing? Se você deseja contratar um instituto de pesquisa para aplicar esses elementos de maneira correta, para aumentar as vendas e rendimentos da sua empresa, conte com a Insider! Trabalhamos há mais de 15 anos fornecendo informações de mercado para que nossos clientes cresçam cada vez mais. Entre em contato e conheça nossas pesquisas!

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