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Empresa de pesquisa para Startups: tudo o que você precisa saber

instituto de pesquisa

Os serviços de uma empresa de pesquisa são indispensáveis para todo tipo de negócio. Mas, quando tratamos de Startups, as avaliações e pesquisas se tornam ainda mais necessárias. Pelo fato de serem empresas pequenas, recém-criadas e que apresentam risco maior do que as demais, todo cuidado é pouco. Ter inteligência competitiva e inteligência de mercado é fundamental!

Tendo isto em mente, é sempre bom estar ciente sobre absolutamente tudo que se passa dentro da sua Startup, em todas as fases. É aí que entra o trabalho de um instituto de pesquisa. Praticamente todos os tipos de pesquisas disponibilizados por uma empresa de pesquisa são muito úteis e, acima de tudo, necessárias para que as Startups possam manter seu crescimento e sucesso. Veja, a seguir, alguns modelos que podem ser seus melhores aliados:

Serviços de uma empresa de pesquisa necessários para Startups

 

 

Mercado Potencial e Estudos de Viabilidade

Esses são estudos iniciais para qualquer empresa, sobretudo para Startups. Por conta do caráter inovador que grande parte das Startups buscam apresentar, riscos como o produto ou serviço oferecido não ser aceito pelo público inicialmente proposto, ou o orçamento inicial não corresponder ao real, por exemplo, podem acontecer. Para casos como estes, a pesquisa de Mercado Potencial pode ajudar a evitar problemas como desconhecimento de público, erros no perfil de cliente potencial e perda de oportunidades de oferta e demanda.

Feito isso, a pesquisa de Estudos de Viabilidade será uma verdadeira aliada para realizar a avaliação das possibilidades técnicas, econômicas e financeiras. Esse modelo é essencial para que o plano de negócios, realizado posteriormente, seja fiel à realidade e não induza o empreendedor a práticas que podem dar errado.

Pré-teste de Produto e Posicionamento de Produto

Pesquisas como essas devem ser realizadas em todas as fases de uma Startup, desde o momento inicial, de sua criação e idealização, até quando ela estiver em seu ponto alto. O Pré-teste de Produto deve ser feito toda vez que pensarem em lançar um novo produto. Existem diferentes formas de realizá-lo, mas uma das mais eficazes é o Blind Test (ou teste às cegas). Nesse método, um grupo selecionado responde a perguntas sem ter mais informações sobre a finalidade delas ou o produto que está por trás de tudo. Este tipo de teste, especificamente, só deve ser realizado por uma empresa de pesquisa, por conta do profissionalismo e especialização do serviço.

A pesquisa de Posicionamento de Produto aplica-se aos mesmos momentos do método anterior. Ela serve para que a empresa saiba como seus clientes percebem os produtos oferecidos por ela em relação aos concorrentes. Com as respostas do público, é realizado um ranking expondo as posições de importância dos produtos classificados por eles. A partir disso, é possível analisar possíveis melhorias a serem feitas para que aquele produto seja melhor aceito pelo público-alvo.

Pesquisa de Segmentação

A Pesquisa de Segmentação é uma das mais importantes, principalmente para Startups que não têm tempo a perder com divulgações vazias e sem conversão. Esse método de pesquisa identifica o que aquele público-alvo, visado por você, mais valoriza. A partir disso, é possível definir a estratégia correta a ser adotada e a melhor divulgação e comunicação com seus clientes, de maneira cada vez mais assertiva.

Pesquisa de Satisfação e Database de Clientes e Prospects

Esses dois modelos de pesquisas são mais recomendados para Startups em estágios mais avançados, com certa estabilidade ou quase lá. Eles são úteis para que você possa perceber como seus clientes e potenciais clientes percebem sua empresa e até que ponto se interessam por ela.

A Pesquisa de Satisfação é uma das mais conhecidas. Ela é importante para medir o quanto um cliente se sentiu satisfeito com o serviço prestado, saber se houve algo que o desagradou e se ele recomendaria seu negócio aos amigos. Para que ela seja realmente eficaz, é importante saber como transformar os resultados em mudanças no negócio.

Database de Clientes e Prospects é um método de reunir contatos de clientes e possíveis clientes para divulgar o negócio e novos produtos. De acordo com o retorno dessa forma de divulgação, é possível identificar como o público percebe o seu negócio e se ele é atraído por seus produtos ou não.

Além desses modelos de pesquisa, uma empresa de pesquisa de mercado sp pode apresentar diversos serviços diferentes para os mais variados momentos pelos quais sua Startup possa passar. A Insider tem mais de quinze anos no mercado de pesquisas e está pronto para te auxiliar nesse sentido. Entre em contato conosco e comece suas pesquisas agora mesmo.

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