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Embalagem: aliada das suas vendas

embalagens

A embalagem pode ser aquele empurrão para que o consumidor decida pelo seu produto. Informações claras, apelos visuais, praticidade no uso ou até mesmo a personalização (como o caso da marca de refrigerante imprimiu em suas embalagens nomes próprios), podem ser elementos decisivos na decisão de compra do cliente. Porém, ela não deve ser pensada de acordo com o consumidor final, já que há diversas etapas e estratégias de inteligencia de mercado que essa mesma embalagem deve passar até chegar às prateleiras. Por isso, a Insider lista alguns elementos essenciais para que sua embalagem seja planejada para atender seus clientes e atender sua logística de forma eficiente.

Funções primordiais da embalagem do produto

Proteger o produto e garantir a integridade dele, levando em consideração o transporte, distribuição e manuseio de todo o processo que ele irá enfrentar é uma das principais funções da embalagem. Além da proteção é necessária que haja a conservação, ou seja, que a embalagem não deixe que o produto se deteriore e que os materiais selecionados para proteger esse produto não o modifiquem quimicamente.

Outra função importantíssima é a informação sobre o produto em relação ao consumidor final e toda a cadeia de distribuição, sem esquecer-se da conveniência e praticidade na hora do uso.

Então, para uma embalagem de sucesso, foque em cumprir todas essas etapas e resolver os problemas frequentes que surgem em meio a esse processo. Para que entenda possíveis problemas da sua embalagem, procure por uma empresa de pesquisa ou instituto de pesquisa de mercado.

A embalagem colabora com a redução de custos

Diminuir o custo da sua embalagem significa reduzir um custo dado como fixo. As dimensões devem ser estudadas tanto para as embalagens primárias (aquelas que de fato protegem seu produto) quanto às secundárias e terciárias. Caso isso não seja feito, o resultado pode ser um baixo aproveitamento dos espaços nos paletes ou até mesmo dano ao produto. Ambos os casos irão acarretar em prejuízos.

Unidade ou pacote? Pense nas possibilidades.

Ainda sobre as dimensões da embalagem, mas a respeito de itens por pacote é fundamental saber que diferentes quantidades atendem diferentes nichos. A embalagem, atualmente, faz parte do produto, logo, para atingir o público certo com o produto certo é necessário um estudo adequado sobre a usabilidade e o contexto no qual esse produto está inserido. Por exemplo, quais situações favorecem o consumo de long neck ou latinhas cerveja ? Além da situação, qual a característica do público que consome um e o outro? Esses são alguns elementos que devem ser considerados no desenvolvimento das embalagens.

O essencial não basta. O consumidor quer mais

Hoje, não basta desenvolver uma embalagem que cumpram as funções básicas, já que a aparência e a apresentação de um produto fazem parte do conjunto de fatores na decisão de compra do consumidor.  Por isso, é essencial que você desenvolva embalagens para o seu produto que atendam os requisitos acima e que encante seu cliente e seja bem aceita. Muitas empresas estão apostando em embalagens sustentáveis que colaboram com o ambiente e elevam a percepção da marca na mente do consumidor. A embalagem faz parte da identidade da empresa e deve estar alinhada com seus princípios e valores e, para que você possa apresentar concorrência relevante, é preciso apresentar inteligencia competitiva.

Dúvidas ao desenvolver sua embalagem?

Procure o instituto de pesquisa Insider. Com o Teste de Embalagens e Design da Insider , você terá os dados necessários para desenvolver embalagens propícias ao seu público. Perguntas como: que  tipo de embalagem é a mais apropriada para o seu produto, qual o tamanho ideal de acordo com a necessidade do público e do mercado, quantas variações de tamanho devem ser desenvolvidas, dentre outras, serão pesquisadas com seus consumidores. Confira nossos serviços e surpreenda-se!

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