Quando em 2008/2009, a crise econômica americana repercutiu no Brasil, acompanhamos um freio no cenário industrial com o fechamento de inúmeros empreendimentos. Hoje, a crise configura-se de um modo diferente, já que além de afetar a produção, está freando o consumo das famílias por afetar a renda e o emprego. Foi percebido por institutos de pesquisa de mercado que essa mudança alterou os hábitos de consumo dos brasileiros e também a precaução na hora de efetuar as compras.
Nesse cenário, é importante que sua empresa entenda as motivações dos seus clientes para continuar conquistando-os e sendo digna do investimento deles. A Insider, instituto de pesquisa com anos de experiência, irá lhe ajudar a visualizar esse panorama para que você amplie sua visão sobre seu cliente.
Entre 18 e 21 de junho, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) ouviu 2002 pessoas, em 141 municípios brasileiros, com a intenção de entender como as mudanças econômicas afetaram o orçamento das famílias. Os dados mostram que 57% dos entrevistados modificaram o modo de consumir e seu planejamento financeiro. O estudo também mostra que 83% dos entrevistados temem perder o padrão de vida que conquistaram, visto que, muitas pessoas, principalmente da classe C, ganharam um poder de compra quando o país estava em crescimento. A crise já pesa no bolso do brasileiro – 59% dos entrevistados afirmam ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses.
O mercado automobilístico foi o primeiro a sofrer com a crise, segundo dados da empresa de pesquisa. Além disso, alimentos considerados “luxuosos”, ou seja, aqueles que não são de necessidade básica, foram cortados da lista de muitos consumidores. Os dados dizem que 72% trocaram produtos por similares mais baratos, 63% adiaram a compra de produtos de bens de maior valor e 74% reduziram as despesas da casa devido ao orçamento mais baixo.
A mesma pesquisa feita pela CNI também revela um dado curioso, as mulheres estão freando o consumo mais do que os homens – 61% das entrevistadas disseram ter mudado a rotina, enquanto que 53% dos entrevistados relataram essa mudança. Isso significa que o esforço de venda para o público feminino deve ser mais cuidadoso e a inteligencia de mercado deve ser mais eficaz.
Quer entender mais sobre o seu público especificamente? A pesquisa de hábitos de consumo da Insider lhe fará entender as percepções, opiniões e comportamentos diários do seu público consumidor, de forma individual e em grupo. Conte com a Insider para entender como o cenário de crise, de fato, atingiu seu consumidor, o que ainda o motiva comprar seu produto e como pode agir para melhorar sua inteligencia competitiva.
A Insider é um Instituto de Pesquisa de Mercado e Opinião especializado em atender e entender seus clientes.
Há mais de vinte anos no mercado, a Insider fornece informações de mercado com a qualidade e a rapidez que as empresas tanto necessitam em um mundo cada vez mais competitivo.
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