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Como fazer o cliente consumir mais: técnicas para estimular o cérebro

Como fazer o cliente consumir mais

Seduzir a clientela e fazer o cliente consumir mais são sempre objetivos de qualquer negócio que tenha um pouco de inteligência de mercado. Independentemente da área, o que importa é ter clientes satisfeitos e, o mais importante, comprando. A maior parte das compras é feita de maneira inconsciente e sem necessidade aparente. Que tal usar isso ao seu favor? Existem várias técnicas para estimular o cérebro que irão te ajudar a impulsionar a vontade de compra dos seus clientes.

Todas essas técnicas para estimular o cérebro são baseadas em pesquisas de Neuromarketig – estudo de processos cerebrais (neurociência) aplicadas na área de compras e tomadas de decisões. O Neuromarketing é usado, basicamente, para entender o cérebro dos consumidores e é levado para o planejamento de marketing de lojas e empresas. Esses estudos comprovam que diversos elementos influenciam a vontade de compra das pessoas. Até os menores detalhes, como o cheiro da loja, têm poder sobre a decisão de compra.

A seguir, veja algumas práticas que podem ser aplicadas para fazer o cliente consumir mais e sentir mais prazer em estar no seu estabelecimento.

Técnicas para fazer o cliente consumir mais

 

Visão total

Quanto mais produtos existir na loja, mais importante é a visão que o consumidor tem ao entrar nela. Uma loja ampla, com teto alto e bancadas e araras bem dispostas fazem com que o cliente se sinta mais à vontade para caminhar por toda a loja. Se o local tiver mais de um andar, é fundamental que as pessoas percebam que podem ir até os outros pavimentos, que também existem produtos lá. Além disso, colocar as escadas em locais mais afastados faz com que o cliente tenha que caminhar mais pela loja, aumentando a chance de compra.

Provadores

A disposição dos provadores pode ser determinante na hora da compra de uma roupa. Provadores espaçosos, por exemplo, fazem com que o consumidor fique experimentando as peças por mais tempo, sem pressa de ir embora. Apostar na iluminação indireta também é uma boa opção, já que faz com que a pessoa não veja todos os detalhes do seu corpo e aumenta a chance de compra.

Ambiente

Um ambiente harmonioso e cheiroso chama a atenção de qualquer pessoa. Combinar o cheiro da loja com o produto é uma ótima maneira de criar uma memória afetiva. Preste atenção, também, nas cores das paredes. Elas precisam ter cores que seja possível fazer alguma ligação subjetiva com o produto e estimular a compra. Em uma lanchonete, por exemplo, a cor vermelha precisa estar presente, já que ela estimula o apetite.

Outro ponto importante é pensar no conforto dos clientes. Em lojas de produtos femininos, por exemplo, ter um lounge para que os acompanhantes possam esperar faz com que as mulheres passem mais tempo no local, sem se preocupar se tem alguém esperando por ela.

Disposição dos preços

A forma como os preços estão dispostos no local também é extremamente importante e varia de acordo com o tipo de negócio. Em lojas de roupas, por exemplo, opte por usar preços mais curtos (como R$ 12 ao invés de R$ 12,00). Por outro lado, em restaurantes, colocar preços como R$ 20,99 faz com que os consumidores tenham a impressão de que estão pagando um valor menor. Chamamos essa técnica de preço psicológico.

Analisar o perfil do seu consumidor é fundamental

Para fazer o cliente consumir mais, é imprescindível conhecer o perfil do seu consumidor e ter uma inteligência competitiva sensível para, assim, as técnicas serem eficientes. Neste caso, conte com a Insider, instituto de pesquisa com anos de experiência! Você pode, também, solicitar uma empresa de pesquisa para saber quais pontos estão causando insatisfação nos seus clientes e, assim, melhorar ainda mais. Clique aqui e saiba como funcionam os serviços do nosso instituto de pesquisa de mercado.

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